3xe4y
Cerca de oito mil mudas já estão sendo produzidas em Tangará
O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra, Alceu Grapeggia, esteve na última semana em Jauru, no Estado de Rondônia, onde visitou o projeto do produtor conhecido como “Chiquinho do Cacau”, referência no cultivo da fruta na região. A visita teve como objetivo conhecer de perto a estrutura e os métodos de produção, visando trazer o conhecimento para implantar a cultura do cacau em Tangará, como uma nova opção para a agricultura familiar.
A comitiva contou com técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que acompanharam todas as etapas da visita, desde o plantio até a cultura do manejo e beneficiamento do cacau.
“Foi uma viagem muito produtiva. Aprendemos bastante e voltamos animados com o potencial do cacau para nossa região. Já demos o pontapé inicial no projeto”, 2d3c3j
destacou o secretário.
Segundo o gestor, cerca de oito mil mudas já estão sendo produzidas em Tangará, e ainda será implantado um “Jardim dos Clones”, modelo trazido de Rondônia, onde são cultivadas variedades adaptadas ao solo e clima locais. Toda a produção acontece no campo da Empaer, com o apoio do técnico Welington Procópio, que também participou da viagem.
Segundo o secretário Alceu Grapeggia, o solo e a altitude de Tangará são propícios para o cultivo, e a cultura do cacau representa uma oportunidade promissora. “O Brasil importa 50% do cacau que consome. Em Rondônia já produzem um cacau de qualidade, até premiado. Temos todas as condições de fazer o mesmo aqui”, afirmou.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Tangará da Serra, do Sindicato Rural, do Senai e da Empaer. Com essa iniciativa, Tangará da Serra dá um o importante rumo a diversificação agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e abrindo novas possibilidades de geração de renda no campo.