Diário da Serra
Diário da Serra

3xe4y

PERÍODO PROIBITIVO – Corpo de Bombeiros abre credenciamento para parceria com produtores no combate a incêndios florestais 6b3c51

Rosi Oliveira / Redação DS 21/05/2025 Geral

Período proibitivo para uso de fogo inicia em junho

Geral

Com o período proibitivo para uso de fogo definido entre 1º de julho a 30 de novembro nos biomas Amazônia e Cerrado e de 1º de junho a 31 de dezembro no bioma Pantanal, pautado em decorrência do decreto nº 1403 de 1º de abril de 2025 que declara estado de emergência ambiental, foi instituído o período proibitivo de queimadas e constituída a Sala de Situação Central no Mato Grosso.

Diante disso, cada município deverá montar atividades de combate a incêndios. Em Tangará da Serra, as ações já estão delineadas e levam em conta a ajuda dos produtores e homens do campo que já realizam o combate a incêndios em suas propriedades e região.

Conforme o Cabo Vinicius Demétrio, do Corpo de Bombeiros Militar de Tangará da Serra, uma destas atividades será a de cadastrar os produtores e os homens do campo que queiram trabalhar em parceria com os bombeiros. O cadastramento já está disponível no site dos bombeiros.

“Essa plataforma está dentro do site do Corpo de Bombeiros, no bombeiros.mt.gov.br, que abre uma aba do sistema de registro em equipamentos para combate a incêndios florestais, (...) onde poderão cadastrar onde fica a fazenda, falar o que tem de preventivos, como brigadistas que tem na região, comunidade ou agrovila, se tem caminhão-pipa, pista de pouso ou outros equipamentos de combate ao fogo”, 6dm5t

informa o responsável, ao destacar que essas informações possibilitarão que em caso de incêndio, a Sala de Situação descentralizada no Comando Regional VI de Tangará fará contato com o produtor, conseguindo assim viabilizar o atendimento e uso dos recursos do produtor.

“O que poupará tempo e dará mais celeridade aos trabalhos de combate”. 2g4i1

As ações previstas em cronograma iniciaram no dia 18 e seguem até o dia 24, e marcarão simbolicamente a semana de início das operações preparatórias em campo.

Além desse cadastro, o Corpo de Bombeiros fará palestras em escolas, e em parceria com a Defesa Civil Municipal iniciará treinamentos para formação de brigadas, que serão quatro no total.

“Esse trabalho será com produtores que já fazem o combate a incêndios. Nós da Defesa Civil faremos a entrega de materiais de combate ao incêndio para que tenham o aonde os maquinários não chegam”, 1x6b6s

informa o coordenador da Defesa Civil Municipal, Paulo de Jesus, ao destacar que a entrega dos materiais acontece já na próxima terça, 27 de maio.

Dentre os materiais a serem entregues estão: blusão e calça retardante, motosserra, óculos, coturno, capacete, máscara balaclava, facão, foice e enxada.

Diário da Serra

Notícias da editoria 443p2j