3xe4y
CURTAS – 22 DE MAIO DE 2025
Após a audiência pública realizada na última segunda-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Dr. João (MDB), destacou o consenso entre os parlamentares de que o Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá não pode ser fechado.
Embora a sessão, que debateu o futuro da unidade diante da possível inauguração do Hospital Central em 2025, não tenha chegado a uma definição concreta, Dr. João prometeu não medir esforços para garantir que pacientes, especialmente os dependentes de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise, não fiquem desassistidos.
“Nós ainda não tivemos um plano concreto apresentado, mas saímos todos da audiência pública com um consenso: a Santa Casa não pode e não será fechada se depender de nós”, afirmou o parlamentar. A audiência reuniu deputados, profissionais de saúde, representantes do Ministério Público e CRM-MT, e sociedade civil.
Durante a audiência, diversas alternativas foram propostas. Dr. João propôs a criação de um grupo de trabalho para revisar a normativa de transição elaborada pela Secretaria de Saúde. “Esse legado não pode ser apagado”, declarou, reafirmando o compromisso de mobilizar governo, prefeitura e sociedade para encontrar uma solução. A unidade, fundada entre 1815 e 1817, é a mais antiga do Centro-Oeste.