3xe4y
Falecimento foi na noite de terça-feira, em Brasília
Após alguns anos de luta em busca de estabelecer a saúde, faleceu na noite de terça-feira, 20 de maio, em Brasília, José Amando Barbosa Mota, aos 93 anos, homem responsável pelo Projeto de Lei para emancipação do município de Tangará da Serra.
Iniciou ainda jovem no mundo da política, tendo exercido os cargos de prefeito de Barra do Bugres, além de ter sido deputado estadual em 1975, eleito pela Arena com 9,8 mil votos e na legislatura seguinte, que iniciou em 1979, e eleito deputado federal por Mato Grosso em 1983. Enquanto istrava Barra do Bugres, via no município vizinho, Tangará da Serra, que era distrito de Barra do Bugres, potencial para se tornar uma bela cidade.
Com essa visão, ou a lutar na Assembleia Legislativa pela causa e trabalhou na criação do município de Tangará da Serra, o que aconteceu em de 13 de maio de 1976. O desfecho foi o desmembrado de Tangará de Barra do Bugres e Diamantino. Com a conclusão de seu planejamento o município ganhou autonomia, mas José Amando saiu bastante prejudicado com sua decisão de desmembramento.
As desavenças entre as duas localidades, que existiam desde a chegada dos primeiros colonizadores, ficaram ainda mais acirradas entre barra-bugrenses e tangaraenses. Mas, com o desenvolvimento de Tangará da Serra restou comprovado que José Amando estava certo em sua decisão.
Ao saberem do falecimento do ilustre cidadão tangaraense, diversas personalidades políticas se manifestaram.
“Como prefeito de Tangará da Serra quero externar minhas condolências em nome dos nossos munícipes e de minha família à esposa e filhos de José Amando”, 5l6j2t
disse Vander Masson, assim como fez o ex-prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, que através das redes sociais se despediu do amigo.
“Tangará tem a marca de Amando em seu DNA. Obrigado por tudo que fez por nossa cidade”. 566p30
No post de Junqueira diversos tangaraenses se despediram do filho ilustre.
“Vai deixar saudade, descansa em paz guerreiro”. 1z4a4i
“Que Deus abençoe e acolha Zé Amando, grande herói que lutou muito por Tangará”. 334j62
Houve até quem se lembrou do jingle de campanha:
“José Amando já mostrou que é capaz. Trabalha muito, trabalha até demais… os comícios eram muito divertidos”, 462o2v
comentou um deles.
José Amando nasceu no dia 4 de maio de 1932 em Crateus no Ceará. Era esposo de Thais Barbosa, primeira prefeita de Tangará da Serra após a emancipação e também ex-deputada, com quem teve três filhos, todos formados em Direito.