3xe4y
Desde segunda-feira, 5, quem trafega com caminhão pela BR-163, em Mato Grosso, vai precisar ficar mais atento. A concessionária Nova Rota do Oeste começou a cobrar pedágio de todos os eixos dos veículos de carga, inclusive os que estiverem suspensos, caso o caminhão esteja com Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto.
A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e tem como objetivo coibir fraudes na cobrança, como a alegação de que o veículo está vazio quando, na realidade, está transportando carga. A verificação será feita de forma automática, por meio de câmeras que leem as placas dos veículos e cruzam as informações.
A base de dados será do Operador Nacional dos Estados (ONE). Apesar da tecnologia envolvida, também será feita uma checagem visual. Se for constatado que o veículo está realmente vazio, a isenção para eixos que não tocam o solo continuará válida. A recomendação é que os responsáveis pelas cargas encerrem o MDF-e assim que a entrega for concluída, para evitar cobranças.
Eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o desembargador Marcos Machado acredita que um dos maiores desafios que irá enfrentar é a abstenção dos eleitores do estado. No comando da Justiça Eleitoral mato-grossense, Machado será o responsável pelas Eleições Gerais de 2026, quando os cidadãos irão às urnas para elegerem governador, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República.