3xe4y
CURTAS – 08 DE MAIO DE 2025
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso deve ganhar mais seis cadeiras a partir da nova legislatura (2027-2031) e o Estado chegar ao total de 30 deputados estaduais. Atualmente, são 24. A estimativa ocorre por conta do efeito cascata da aprovação do projeto de Lei Complementar na Câmara Federal na noite de terça-feira, 6.
A lei aumentou a quantidade de deputados federais de 513 para 531. Pelo texto, Mato Grosso ganhou mais duas vagas para deputados federais. A Constituição Federal estabelece que, para cada deputado federal do Estado, haverá três estaduais. Ou seja: se Mato Grosso tiver 10 parlamentares na Câmara Federal, deverá ter 30 na Assembleia.
O texto aprovado na Câmara Federal obedece a proporção de força entre os estados, de acordo com os dados mais atualizados do Censo de 2022. A matéria foi votada às pressas na Câmara, por conta de decisão do STF que estabeleceu que o Congresso Nacional avalie até 30 junho a nova redistribuição das cadeiras.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi afirmou que não vê necessidade no aumento do número de deputados estaduais em Mato Grosso. No entanto, promete garantir a estrutura necessária para cumprir a lei. “É obrigatório. Quando cria-se vagas no Congresso, automaticamente é na proporção. Não temos a necessidade, mas é uma lei e a lei tem que atender”.