3xe4y
Estatística é da Polícia Militar, com média de três acidentes por dia
Divulgado na semana ada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Atlas da Violência 2025 trouxe dados alarmantes de uma realidade cada dia mais visível e perceptível: a violência no trânsito, que já é uma das maiores responsáveis por mortes no Brasil, está em ascensão. O estudo, que pela primeira vez incluiu uma análise detalhada sobre sinistros de transporte, revela que, embora as campanhas de segurança no trânsito, como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, tenham sido adotadas, os resultados ainda estão longe de alcançar as metas estabelecidas.
Infelizmente, Tangará da Serra contribui para esse estudo e para esses números. Estatísticas da Polícia Militar apontam que do dia 1º de maio até o dia 16, o município já contabiliza 48 acidentes, tendo uma média de três ao dia. Dentre eles, um óbito, que ocorreu no dia 11, em um domingo na entrada do Jardim Buritis quando um condutor em estado de embriaguez atingiu uma ciclista que teve morte ainda no local. A estatística detalha que a maioria dos acidentes ocorreram em dias de semana e aponta também as causas dos acidentes, bem como, os números que são: condução de veículo automotor sob a influência de álcool ou substância psicoativa foram dois com danos materiais; lesão corporal culposa na direção de veículo automotor foram sete. Já os acidentes com danos materiais foram 39, o que totaliza 48 acidentes em menos de 20 dias do mês de maio.
Outro fator que chama muito a atenção, é que, a maioria dos acidentes aconteceram durante o dia. No período matutino foram 16 e no período noturno e durante a madrugada foram oito e dois, respectivamente.
De acordo com o Comandante do Comando Regional VII, Tenente-coronel PM Murilo Franco de Miranda, os números evidenciam que a causa dos acidentes está longe de ser por falta de sinalização ou de visibilidade (escuro).
“Esses números apontam que os acidentes ocorrem por falta de atenção e cuidado do condutor, uma vez que a maioria ocorre durante a semana e plena luz dia”, 1j3f6e
salienta.
“Estamos fazendo de tudo para que esses números caiam, inclusive, a campanha “40 da Vida, Zero Álcool” está vigente, temos realizado blitz, a campanha ‘Amigos da Rodada’, mas a população ainda não entendeu que cada um é responsável por fazer um trânsito mais seguro e assim vamos vendo os números subirem, infelizmente”. 2c6ze